Dicas simples para economizar dinheiro


Pode parecer bobagem, mas muita gente fica a ponto de arrancar os cabelos no final do mês quando percebe que a carteira está vazia, que no banco não tem mais nada ou quando chega a fatura do cartão. E tudo que essas pessoas querem é que o dia do pagamento do salário chegue o mais rápido possível. 
Não somos bobos e estamos cientes de quanto temos, mas no meio dos desafios da vida, da correria do dia a dia, da rotina e das tentações, acabamos agindo muitas vezes por impulsos e, ou entramos no vermelho ou ficamos da maneira que descrevi no primeiro parágrafo. 
Se você você quer economizar dinheiro, seja para comprar alguma coisa, para uma festa ou uma viagem, por exemplo, você pode seguir dicas simples que ajudam e muito.




Pague com dinheiro

Usar dinheiro na hora de pagar ajuda a você ficar ciente de quanto realmente está saindo do seu bolso, e também pode ser uma maneira de determinar quanto por dia você pode gastar pra não entrar no vermelho. 
Eu, por exemplo, não uso cartão de crédito. 

Escolha o mais barato ou o similar 

Não importa se você está comprando um biscoito, um refrigerante, uma roupa ou um acessório, se isso não tiver muita importância pra você ou se uma outra marca ou versão mais barata suprir a necessidade ou os desejos, escolha a mais barata. 



Guarde as moedas

As moedas muitas vezes são desprezadas por muitas pessoas. Alguns não gostam por simplesmente pensarem que pesam na carteira, e acabam soltando e perdendo essas moedas em qualquer lugar. 
Se você juntar todas as moedas que despreza durante um mês pode até se surpreender com o valor acumulado. 

Compare preços

Pesquise muito antes de comprar uma coisa que você quer, principalmente se essa coisa é cara. A diferença de preços de um determinado produto como um eletrônico, por exemplo, pode ser enorme de uma loja para outra. 
Use sites como o Buscapé e o Bondfaro para fazer as comparações. 



Tome café, almoce ou faça um lanche antes de sair de casa

Prefira sempre fazer uma refeição em casa antes de sair. Você, provavelmente, já faz uma feira todo mês, então utilize o que tem em casa para se alimentar bem e evitar gastos desnecessários.

Use cupons de descontos

Os códigos de desconto podem fazer milagres no valor total de uma compra. 10%, 20%, 30% , 80% de desconto apenas usando cupons.
Eu por exemplo, adoro comprar calçados pela internet e sempre procuro cupons. Um ótimo site para isso, e que eu gosto muito pela variedade de lojas cadastradas, é o Código de Desconto. Dá pra encontrar cupons de várias lojas conhecidas como Centauro, Walmart, Dafiti, Posthaus, Marisa e Americanas. 
E outra dica válida pra quem tem medo de comprar pela internet por não saber se uma roupa ou sapato vai ficar bem, é procurar nas lojas físicas, experimentar pra ver se fica bom e comprar pela internet. 






Faça uma lista do que precisa

Pra evitar compras fúteis e desnecessárias, faça uma listinha do que você realmente precisa ou quer adquirir naquele mês. Assim você pode focar melhor nos seus objetivos. 

Deixe o cartão de crédito em casa

Dá pra viver normalmente sem ter um cartão no bolso. É fácil cair na tentação e na ilusão de que com o cartão tudo é possível. 



Faça um "pote dos sonhos" ou "pote dos desejos"

Decore um vidrinho qualquer para guardar dinheiro para um objetivo específico. Além de servir de decoração, ajuda a focar no objetivo inicial. 

Fique em casa

As festas e as baladas podem ser atrativas, mas fazem você gastar muito dinheiro. Deixe esse tipo de programa um pouco de lado e invista em uma sexta feira em casa com os amigos, ou em uma noite de filmes, por exemplo. Diversão não é só sair, voltar no outro dia, encher a cara e escutar música alta. Muito longe disso. 

Pense antes de comprar

Você precisa mesmo da canetinha colorida que encontrou na papelaria? Você precisa do esmalte que encontrou perdido em outra parte do supermercado? Precisa de mais um batom vermelho pra sua coleção? Provavelmente a resposta para esse tipo de coisa será sempre um não. 

4 comentários:

  1. Dicas ótimas!!! Principalmente para esse começo de ano :)

    http://www.metadefutil.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou precisando colocar isso em prática, rs. Sempre fico no aperto. A única coisa que eu já faço é lista de desejos.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, é sempre bom guardar dinheiro pra conseguir algo bacana <3

    Beijos,
    Belle Hendges

    ResponderExcluir
  4. Eu também uso cupons, é bom que sobra um pouquinho mais principalmente se o valor for alto.
    Mas eu preciso deixar de andar com o cartão. Como você disse, parece que com ele na mão tudo é possível.

    ResponderExcluir

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...